Hoje é o dia de Santo Alberto Magno, mestre das ciências naturais

Santo Alberto Magno nasceu na Alemanha em 1206, na região da Suábia, localizada na parte sul da Alemanha e próxima a cidade de Munique.  De família nobre, rica e cristã, Alberto era descendente de uma tradição familiar de militares, que seus pais desejavam que Alberto seguisse. No entanto, desde jovem Alberto se sentia chamado à vida religiosa.

Tendo ainda 16 anos, Alberto foi morar e estudar na cidade de Pádua, na Itália. É nesse período de sua vida acadêmica que Alberto confiou seus estudos aos cuidados da Virgem Maria. É na cidade italiana que Alberto conclui de forma brilhante seus estudos, se destacando em todas as ciências. Contudo, sempre se encontrou com dificuldade na teologia.

Por conta dessa dificuldade, Santo Alberto quase desistiu da vida religiosa, mas sua devoção à Santíssima Virgem o faria mudar de ideia. Como todos os homens que Deus quer fazer santo, o faz devoto da Virgem Maria, Alberto em seus momentos de oração ouve da própria mãe de Deus para que não desista e persevere, apesar das dificuldades. Alberto perseverou e daí em diante lutou para encontrar a união entre a ciência e a fé.

O escritor e apologista inglês G.K. Chesterton em seu livro sobre Santo Tomás de Aquino, discípulo e aluno de Santo Alberto, diz sobre o mestre do doutor angélico: “Alberto, o suábio, corretamente chamado de “Magno”, foi o fundador da ciência moderna. Mais do que ninguém foi ele quem contribuiu para o processo que transformaria o alquimista em químico e o astrólogo em astrônomo“, (Santo Tomás de Aquino – Uma Biografia Filósofica).

A sabedoria de Alberto o fez dominar várias áreas do conhecimento, entre elas está: Filosofia, Teologia, Física, Química, Astronômia, Mineralogia, Metereologia, Botânica e Zoologia. Também escreveu obras sobre a navegação, tecelagem e agricultura. E como era a sua luta unir a ciência e a fé em Cristo, Alberto encontrou nos frades de São Domingos (Dominicanos) a ordem que o preparia para ser o Magno, isto é, o Grande. Foi no ano de 1229 que Alberto fez os seus votos como frade dominicado pregador. Ensinou nos principais países da Europa, Itália, França e Alemanha, mas foi em Paris, sendo professor, que Alberto ganhou a notoriedade da qual ficaria sempre reconhecido como mestre, inclusive tendo como aluno e discípulo outro frade domicano, que se tornaria o maior filósofo e teólogo do Cristianismo, Santo Tomás de Aquino.

Pelo seu grande zelo e piedade, Alberto foi nomeado bispo de Regensburg. Porém, logo que teve oportunidade pediu dispensa das funções episcopais para voltar a se dedicar somente ao ensino e aos estudos, sendo chamado de “Doutor Universal” pelo domínio que tinha em várias matérias.

Em 1274, próximo de completar setenta anos, Alberto foi convocado pelo então Papa Urbano IV para liderar as Cruzadas que aconteciam na Alemanha e na Boêmia. É também neste período que Alberto participou do Segundo Concílio de Lyon, na França, onde teve importantíssima participação na aproximação da Igreja grega e latina. Três anos antes de falecer, Alberto começou a apresentar perda de memória. Antevendo que poderia perder o domínio de si, ordenou que construíssem o seu próprio túmulo. A partir de então rezava diariamente o ofício dos mortos. No dia 15 de novembro de 1280 Alberto partia para a Eternidade com 74 anos. Sua canonização só veio a acontecer mais de quinhentos anos depois de sua morte, em 1931, pelo Papa Pio XI, que também deu a Santo Alberto o título de Doutor da Igreja. Dez anos depois, em 1941, Papa Pio XII deu a Santo Alberto Magno o título de Padroeiro dos estudiosos das ciências naturais.

Oração a Santo Alberto Magno

“Dá-me, Senhor, um espírito aberto e compreensivo como aquele que concedeste a Santo Alberto. E também, como a ele, dá-me a graça de abarcar parte de teu ministério com minha inteligência. E que tudo isso me sirva para iniciar uma vida de oração constante e agradável em tua presença. Que assim seja. Amém. Santo Alberto Magno, rogai por nós”. 

   
Compartilhe...