Menu fechado

Irmãs Operárias da Santa Casa de Nazaré

Somos as Irmãs Operárias da Santa Casa de Nazaré, fundada em 1900 pelo Padre Arcângelo Tadini e algumas jovens que se consagraram a Deus. A Congregação surgiu no auge da revolução industrial e logo após o 1º documento oficial da Igreja de cunho social a Rerum Novarum da Papa Leão XIII, nasceu na pequena cidade de Botticino Sera – Bréscia no norte da Itália em 1900. Um pouco de história: A I revolução industrial provocou mudanças significativas no modo de viver da sociedade daquela época e Padre Tadini, homem do seu tempo percebeu que muitas das moças da sua Paróquia, iam para este mundo industrial, marcado pela exploração, ganância, e degradação moral correndo o risco de perderem os valores Cristãos.

Santo Arcangelo Tadini

Padre Tadini como Pároco, pastor das ovelhas do Reino, sentiu a necessidade de uma intervenção direta da igreja no mundo industrial. Sonhou uma Congregação de religiosas, mulheres consagradas, que junto com as operárias, trabalhando, vivendo.

“Entrar na fábricas e nos estabelecimentos industriais, principalmente para trabalhar como operárias, tornando-se operárias”
“Assim, fazendo-se elas mesmas operárias,

mas preparadas pela profissão religiosa e pela instrução técnica, entrarão nas massas operárias ocupadas pela indústria e serão nelas o bom fermento.”

Padre Tadini foi beatificado em 1999 pelo Papa João Paulo II e canonizado em 2009 pelo Papa Bento XVI. Hoje, Santo Arcângelo Tadini é celebrado em 20 de Maio. Intercessor pelas famílias e protetor dos trabalhadores.

 

 


Centro Social da Paróquia Santo Alberto Magno

Curso Corte Costura – tem por objetivo colaborar com jovens e mulheres com renda insuficiente para o sustento de sua família ou desempregadas, preparando-as para o mundo do trabalho e alternativa de trabalhos em casa e melhoria na qualidade de vida.

Grupo da 3ª. Idade – Atender idosos que frequentam semanalmente o projeto, além das atividades extras, passeios, viagem e ações culturais

Atendimento Psicológico – A prioridade é para indivíduos com problemas familiares, famílias com dependentes químicos, indivíduos com casos de depressão, violência familiar (mulheres) e discriminação em decorrência da sexualidade, raça etc. Trabalho desenvolvido por psicólogas voluntárias. Calendário específico

Sócio Educativo – Reforço Escolar- Atendimento de crianças para atividade pedagógica de reforço, oferecimento de lanche merenda – Volta prevista para março 2022 com turmas pelo turno manhã e tarde de acordo disponibilidade do voluntariado.

Bazar – Venda de roupas, calçados, utensílios, artesanato e diversos itens arrecadados e ou doados a preços populares visando manutenção atividade e auxílio famílias carentes.

Promoção Humana/ alimentos/ roupas/ empréstimo cadeiras de rodas, muletas, andador etc…- Atender as  famílias com situações de fragilidade social– Trabalho realizado em parceria com a Cooperativa de alimentos da Paróquia Santo Alberto Magno.

Capoeira solidária – Atender, crianças, adolescentes, jovens e adultos – Grupo organizado pelo Mestre Denis

Plantão Jurídico:  Consultoria jurídica gratuita e voluntária feita pela Drª. Janaina de Oliveira.

Cursos de qualificação profissional – Cursos de curta duração para qualificação sobretudo de mulheres e jovens para mercado de trabalho

 

Avenida Coqueiral, 321 – Cidade Seródio

Guarulhos/SP

Telefone: (11) 2467-0101

Confirme as atividades na Secretaria do Centro Social, através do telefone

Horário: Segunda à Sexta das 09h às 12h e das 14h às 17h


EVENTOS RELACIONADOS:

dezembro 2022
dez 03 2022, sáb
18:00 - 20:00

Jantar Orante com Voluntários – Centro Social

Salão Santo Arcângelo Tadini
dez 10 2022, sáb
Dia inteiro

Festa da Solidariedade

Salão Santo Arcângelo Tadini
dez 11 2022, dom
Dia inteiro

Festa da Solidariedade

Salão Santo Arcângelo Tadini
Nenhum evento encontrado!