Irmãs Operárias da Santa Casa de Nazaré

Somos as Irmãs Operárias da Santa Casa de Nazaré, fundada em 1900 pelo Padre Arcângelo Tadini e algumas jovens que se consagraram a Deus. A Congregação surgiu no auge da revolução industrial e logo após o 1º documento oficial da Igreja de cunho social a Rerum Novarum da Papa Leão XIII, nasceu na pequena cidade de Botticino Sera – Bréscia no norte da Itália em 1900. Um pouco de história: A I revolução industrial provocou mudanças significativas no modo de viver da sociedade daquela época e Padre Tadini, homem do seu tempo percebeu que muitas das moças da sua Paróquia, iam para este mundo industrial, marcado pela exploração, ganância, e degradação moral correndo o risco de perderem os valores Cristãos.

Santo Arcangelo Tadini

Padre Tadini como Pároco, pastor das ovelhas do Reino, sentiu a necessidade de uma intervenção direta da igreja no mundo industrial. Sonhou uma Congregação de religiosas, mulheres consagradas, que junto com as operárias, trabalhando, vivendo.

“Entrar na fábricas e nos estabelecimentos industriais, principalmente para trabalhar como operárias, tornando-se operárias”
“Assim, fazendo-se elas mesmas operárias,

mas preparadas pela profissão religiosa e pela instrução técnica, entrarão nas massas operárias ocupadas pela indústria e serão nelas o bom fermento.”

Padre Tadini foi beatificado em 1999 pelo Papa João Paulo II e canonizado em 2009 pelo Papa Bento XVI. Hoje, Santo Arcângelo Tadini é celebrado em 20 de Maio. Intercessor pelas famílias e protetor dos trabalhadores.

 

 


Centro Social da Paróquia Santo Alberto Magno

Curso Corte Costura – tem por objetivo colaborar com jovens e mulheres com renda insuficiente para o sustento de sua família ou desempregadas, preparando-as para o mundo do trabalho e alternativa de trabalhos em casa e melhoria na qualidade de vida.

Grupo da 3ª. Idade – Atender idosos que frequentam semanalmente o projeto, além das atividades extras, passeios, viagem e ações culturais

Atendimento Psicológico – A prioridade é para indivíduos com problemas familiares, famílias com dependentes químicos, indivíduos com casos de depressão, violência familiar (mulheres) e discriminação em decorrência da sexualidade, raça etc. Trabalho desenvolvido por psicólogas voluntárias. Calendário específico

Sócio Educativo – Reforço Escolar- Atendimento de crianças para atividade pedagógica de reforço, oferecimento de lanche merenda – Volta prevista para março 2022 com turmas pelo turno manhã e tarde de acordo disponibilidade do voluntariado.

Bazar – Venda de roupas, calçados, utensílios, artesanato e diversos itens arrecadados e ou doados a preços populares visando manutenção atividade e auxílio famílias carentes.

Promoção Humana/ alimentos/ roupas/ empréstimo cadeiras de rodas, muletas, andador etc…- Atender as  famílias com situações de fragilidade social– Trabalho realizado em parceria com a Cooperativa de alimentos da Paróquia Santo Alberto Magno.

Capoeira solidária – Atender, crianças, adolescentes, jovens e adultos – Grupo organizado pelo Mestre Denis

Plantão Jurídico:  Consultoria jurídica gratuita e voluntária feita pela Drª. Janaina de Oliveira.

Cursos de qualificação profissional – Cursos de curta duração para qualificação sobretudo de mulheres e jovens para mercado de trabalho

 

Avenida Coqueiral, 321 – Cidade Seródio

Guarulhos/SP

Telefone: (11) 2467-0101

Confirme as atividades na Secretaria do Centro Social, através do telefone

Horário: Segunda à Sexta das 09h às 12h e das 14h às 17h