Paróquia inicia vivência quaresmal com Missa Penitencial e Via Sacra

Com a Celebração das Cinzas iniciamos o Tempo Quaresmal, um dos tempos mais fortes de nossa Igreja e convidativo à conversão por meio de práticas como o jejum, a penitência, a caridade e a oração. Este ano, com o retorno das atividades presenciais, nossa paróquia oferece aos fiéis oportunidades para lhes ajudarem nesta caminhada quaresmal, levando-os ao encontro com Deus e consigo mesmos através da Missa Penitencial e da Via Sacra.

[…] ninguém pode tocar a Cruz de Jesus sem deixar algo de si mesmo nela e sem trazer algo da Cruz de Jesus para sua própria vida.

Papa Francisco, discurso aos jovens – Rio de Janeiro, 2013 – Jornada Mundial da Juventude

Para nós, católicos, a Via Sacra possui um valor espiritual imensurável em razão da meditação da Paixão do Senhor.

As estações da Via Sacra são essas:
I – JESUS É CONDENADO À MORTE
II – JESUS CARREGA A CRUZ
III – JESUS CAI PELA PRIMEIRA VEZ
IV – JESUS ENCONTRA SUA MÃE
V – SIMÃO CIRINEU AJUDA A JESUS A CARREGAR A CRUZ
VI – VERÔNICA ENXUGA O ROSTO DE JESUS
VII – JESUS CAI PELA SEGUNDA VEZ
VIII – JESUS CONSOLA AS MULHERES
IX – JESUS CAI PELA TERCEIRA VEZ
X – JESUS É DESPOJADO DE SUAS VESTES
XI – JESUS É PREGADO NA CRUZ
XII – JESUS MORRE NA CRUZ
XIII – JESUS É DESCIDO DA CRUZ
XIV – JESUS É SEPULTADO

Foi sugerido pelo Papa João Paulo II uma XV estação para celebrar a Ressurreição de Jesus, mas ela é opcional e não entra no roteiro tradicional. Em nossa Capela Matriz a Via Sacra vem sendo meditada às sextas-feiras com início às 20h. Participe!


O Catecismo da Igreja Católica ensina que o Tempo Quaresmal é apropriado aos exercícios espirituais (cf. CIC, 1438). A penitência que falamos aqui é a Penitência como virtude e não a sacramental, obtida através da Confissão. Podemos enxergar a penitência como um novo caminho, que nos leva a conversão a Deus, implicando no desejo e o propósito de mudar de vida, com a esperança da misericórdia divina e a confiança na ajuda da sua graça (cf. CIC, 1431). Participe de nossas Missas Penitenciais todas às sextas-feiras às 05h30.

Pesquisa e Organização: Eder Almeida Cozer
Fotos: Iago José de Oliveira

 

Generated button

Compartilhe...