Tempo Pascal: tempo de vida nova em Cristo Ressuscitado

Olá, amados irmãos e irmãs em Cristo! Salve Maria!

A Igreja, enfim, se despede de mais uma Quaresma, onde seus fiéis se dedicaram às penitências, mortificações, esmolas, oração e busca por conversão. Entramos, sete dias atrás, na Semana Santa, a maior da Igreja, no Domingo de Ramos, onde acompanhamos o cortejo de Nosso Senhor entrando de modo triunfal em Jerusalém. Daí então, dia após dia, a Igreja nos convidou a testemunhar com o nosso olhar da fé os últimos passos e realizações de Nosso Senhor na terra.

Porém, chegado o tão aguardado Domingo de Páscoa, somos mais uma vez chamados pela Igreja a vivenciar o período pascal, a Ressurreição de Jesus dentre os mortos, onde celebramos a vitória de Cristo sobre a morte e o pecado e a vivermos de acordo com os mandamentos de Deus e o Evangelho de Nosso Senhor para que, mortos para o pecado com a Cruz de Cristo, também com Ele possamos ressurgir para uma vida nova, nos desfazermos do homem velho para em Cristo sermos novas criaturas.

O Tempo Pascal, segundo o Catecismo da Igreja Católica, tem dois principais significados, o primeiro deles é que pela morte de Nosso Senhor, Ele nos libertou do poder do pecado; e o segundo é que pela sua Ressurreição, Cristo nos abre as portas de uma nova vida.

Há um duplo aspecto no mistério pascal: por sua morte Jesus nos liberta do pecado; por sua ressurreição ele nos abre as portas de uma nova vida. Esta é, por primeiro, a justificação que nos restitui a graça de Deus, ‘Para que, como Cristo foi ressuscitado dos mortos pela ação gloriosa do Pai, assim também nós vivamos uma vida nova’ (Rm 6,4). (CIC §654).

Isso nos abre novas perspectivas de vida, de mudança de vida, de mentalidade (Metanoia, em grego), ou seja, mudança de pensamento. Agora a Igreja chama a todos os batizados para meditarmos e a intensificarmos nossa oração pedindo a vinda do Espírito Santo, que daqui a cinquenta dias celebraremos com o Dia de Pentecostes. Sustentados pelo Espírito Paráclito, o Advogado prometido por Jesus, os apóstolos que antes estavam trancados no Cenáculo com medo dos judeus, saem às ruas de Jerusalém e de todo o mundo para anunciar o Evangelho e que Cristo está vivo, a Igreja enfim é anunciada a todos os povos, em todas as línguas, anunciando as Maravilhas do Senhor e que Jesus Cristo é o Messias prometido. A nós também, discípulos do século XXI, esse chamado vem. Que nesse Tempo Pascal possamos reforçar nossas orações para que o Espírito Santo venha e transforme nossas vidas, renove nossas esperanças, e faça com que nossos medos, incertezas e inseguranças dê espaço à coragem de proclamar a fé de que Cristo está vivo e que n’Ele depositamos toda a nossa vida, uma nova vida.

Que Deus nos abençõe, amado irmão, amada irmã, e que Nossa Senhora, mãe dos discípulos amados de Cristo, interceda por nós. Amém.

Compartilhe...